top of page

O poder das ostras: Uma aventura Gastronômica para aquecer o Coração e a Alma

Atualizado: 15 de fev.

Por Bruna Narciso



Degustando Conhecimento: UMA DOSE DE VERDADE E UMA DE CRIATIVIDADE


Você já ouviu falar que segundo a lenda, esses pequenos tesouros do mar são capazes de despertar desejos ardentes?


Bem, a verdade é que esses moluscos saborosos têm uma reputação de serem afrodisíacos há séculos. Desde os tempos antigos, as ostras têm sido consideradas um símbolo de amor e paixão. Os filósofos romanos já as consideravam afrodisíacas, mas foi o notório amante Giacomo Casanova, no século XVIII, quem as popularizou como um estimulante sexual. Então, há algum fundo de verdade nessa história? A ciência sugere que sim. As ostras são uma excelente fonte de zinco, um mineral que desempenha um papel fundamental na produção de hormônios. Além disso, contêm ácido aspártico, um aminoácido relacionado ao aumento da produção de testosterona, o hormônio da libido, tanto em homens quanto em mulheres.



Mesmo que os catarinenses não tenham plena consciência disso, nosso habitantes sempre consideraram essa iguaria um tesouro de nossos mares. Santa Catarina é o maior produtor de moluscos do Brasil, representando cerca de 95% da produção nacional de mexilhões e ostras. Nossas ostras de SC são originárias do oceano atlântico e as suas sementes são produzidas no laboratório da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).


Nossas ostras já estarem entre as melhores do país, o estado continua a investir em técnicas tradicionais e modernas de cultivo, contribuindo para o seu prestígio na indústria de frutos do mar nacional e internacional.



Vinícius Marcus Ramos é proprietário de uma das fazendas de cultivo de ostrar mais tradicional e qualificada de SC.


Fundada em 2004, a Fazenda Marinha Paraíso das ostras, localizada no Ribeirão da Ilha, no litoral de Santa Catarina, se destaca como uma verdadeira referência na produção de ostras, vieiras e mexilhões. Seu compromisso com a qualidade e segurança de seus produtos levaram a Paraíso a obter certificações como o Selo de Inspeção Municipal – SIM e SISBI, expandindo as vendas para todo o território nacional.


Recentemente, tornou-se a primeira empresa em Florianópolis certificada como ESTAÇÃO DEPURADORA de moluscos bivalves, afirmando seu compromisso em comercializar frutos do mar excepcionais e assim alcança um alto nível de excelência na maricultura.




Comments


bottom of page